Home > Cidades da Serra Gaúcha > São Francisco de Paula

São Francisco de Paula

Terra boa

Os primeiros habitantes de São Francisco de Paula foram os índios Caáguas ou Caaguaras, que estendiam sua aldeias pela Serra Geral e do Mar.
As incursões dos bandeirantes na região transformaram os índios em presas fáceis, sendo usados como mão-de-obra escrava. Assim, por volta de 1700, os caáguas estavam praticamente dizimados pelos bandeirantes e por doenças.
No final do século XVIII, com a expansão da mineração na zona das Gerais, novamente os bandeirantes voltaram ao estado a fim de buscar mulas para a zona mineradora. O Rio Grande do Sul tornou-se o grande fornecedor de animais de tração para a atividade extrativa.

 

O processo de ocupação dos Campos de Cima da Serra ocorreu com o transitar dos tropeiros, pois a região estava no caminho das tropas: partia da altura de Palmares do Sul, atravessava o atual território de Santo Antônio da Patrulha, alcançava o planalto dos Campos de Cima da Serra, indo na direção de Lages, avançando para Sorocaba.
 

A cidade de São Francisco de Paula teve seu início com Pedro da Silva Chaves, militar natural de Lisboa que recebeu uma gleba de terras na região. O português doou uma pequena porção, juntamente com algumas vacas, para o patrimônio de uma igreja, na qual ele mesmo viera a construir e que seu filho viria a rezar a primeira missa.

Veja mais imagens

mais imagens
mais imagens
mais imagens

Contato

Veja mais sobre São Francisco de Paula
População
20 mil
Destaque
Tranquila
Área
3km
Obrigado! Responderemos o mais rápido possível!
Opa! Algo deu errado ao enviar o formulário