A preservação da língua alemã, as danças e músicas folclóricas, os trajes típicos, a gastronomia germânica e a arquitetura enxaimel perpetuam a identidade trazida pelos desbravadores desta terra.
Preservar e manter os costumes dos colonizadores alemães que desbravaram a Encosta da Serra e tornaram a Província de Nova Petrópolis um cartão-postal é uma grande missão, mas a preservação da cultura germânica tornará possível manter viva a Alemanha brasileira no pequeno município de Nova Petrópolis.
Nova Petrópolis possui particularidades que a tornam ainda mais encantadora e peculiar. Passear nas ruas e ouvir seus moradores se comunicando em Língua Alemã é um fato corriqueiro nesta cidade que foi colonizada por imigrantes germânicos.
Bandinhas Típicas Alemãs e Grupos de Danças Folclóricas são atrações ímpares e integram comunidade e visitantes em exaltação à cultura germânica, a riqueza dos trajes típicos, a intensidade das músicas e a alegria de sentir como um verdadeiro imigrante alemão.
Estradas sinuosas decoradas por Plátanos que emprestam suas folhas como tapetes ao asfalto levam a Nova Petrópolis. Cidade típica de interior está localizada a 100 quilômetros da capital do Estado.
Nova Petrópolis encanta por seus jardins, sua cultura ricamente preservada, pela hospitalidade de seu povo e pela sua gastronomia farta. Tipicamente germânica, a culinária da cidade reserva delícias ao paladar dos visitantes, com iguarias alemãs.
Você já ouviu falar do Jardim da Serra Gaúcha?
O Jardim da Serra Gaúcha é um apelido carinhoso a cidade de Nova Petrópolis por causa de seus lindos jardins floridos o ano todo.
Um dos pontos mais emocionantes do passeio é a visita ao Parque Esculturas Pedras do Silêncio, onde vamos conhecer a história dos imigrantes recontadas através de Esculturas. Na Linha Imperial (panorâmico), contemplaremos a arquitetura do local, que foi o berço do cooperativismo rural e do desenvolvimento econômico de Nova Petrópolis.
Visitaremos também a Aldeia do Imigrante, onde poderemos ver o resgate de toda a história da chegada dos imigrantes alemães, o Labirinto Verde e a Praça das Flores. E ainda conheceremos lojas de produtos típicos da região, como queijos e vinhos, malhas, couros e o Chocolate Lugano.
Nos pratos de comidas alemãs, destacam-se o Eisbein (joelho de porco), Kassler (lombo defumado cozido), Bockwurst (salsicha bock) e o tradicional Sauerkraut (chucrute). Há também deliciosas opções de pratos no buffet de café colonial, entre os pratos doces, receitas autênticas trazidas pelos colonizadores, como a Torta Alemã e o Apfelstrudel (torta de maçã).
Para abrilhantar a noite, os clientes assistem as apresentações da Bandinha Típica e do Grupo de Danças Folclóricas local.
Sinônimo de excelentes pratos e diversão para a família toda. Para quem procura um diferencial em atendimento, encontra no Torquês a opção perfeita.