O nome da cidade provém de uma árvore, chamada de Canela, então localizada não longe do local onde está atualmente a praça central da cidade, a Praça João Corrêa, esta caneleira servia de ponto de encontro e pousada de tropeiros. O Coronel João Corrêa Ferreira da Silva foi o desbravador do povoado, construiu uma estrada de ferro, iniciando a obra por volta de 1913 sendo esta concluída em 1924, ligando Canela a Taquara.
A gastronomia contempla várias culturas e o atendimento na região sempre excelente. O delicioso churrasco com show tradicionalista faz grande sucesso na cidade.
Eventos culturais são realizados o ano todo e abertos a todos os tipos de público que queiram participar.
Parques cheios de mata nativa, quedas dágua de 131 metros, trilhas, morros e vales com vistas inesquecíveis. Tudo isso é um convite para os casais românticos, para as famílias que buscam lazer ao ar livre e também para os adeptos de turismo aventura.
Além disso, empreendimentos que buscam oferecer sempre novidades com muita segurança para seu público.
O Bondinhos Aéreos Parques da Serra possibilita ao visitante contemplar a Cascata do Caracol e a natureza do vale que cerca todo o empreendimento por um ângulo privilegiado. Inédito no Rio Grande do Sul os 12 Bondinhos Aéreos teleféricos são fechados e transportam até oito pessoas no trajeto total de 840m, tendo a vista para a Cascata do Caracol como ponto alto do passeio.
A emoção do passeio começa na Estação Central, onde os passageiros embarcam nos bondinhos aéreos. Essa estação também possui uma área de alimentação e um mirante a 60 metros de altura, que permite uma vista privilegiada da natureza que o cerca. Entrando no bondinho, o visitante chega à Estação Animal, que oferece, além de outro mirante, de 130 metros de altura, trilhas com sinalização para fauna e flora e o espaço artístico "Esculturas que Falam”. No ambiente, aproximadamente 85 peças talhadas em madeira pelo escultor Masaharu Hata (1938-2010) ficam em exposição, reproduzindo não somente a aparência mas também o som dos animais.
Junto aos rios Cará e Santa Cruz onde encontra-se a antiga "Ponte de Ferro", local conhecido como "Passo do Inferno", por onde as caravanas de viajantes atravessavam o rio Santa Cruz.
O Parque abrange florestas nativas, campos, vales, plantas e animais silvestres, cursos de água, e a magnífica cachoeira do rio Cará. Suas trilhas desvendam verdadeiras belezas naturais e é o retiro ideal para uma comunhão com a natureza.
O Museu do Automóvel em Canela conta, através dos automóveis, a história da indústria automotiva nacional e mundial.
Além dos veículos, o museu conta com inúmeros itens ligados aos transportes, vasta memorabilia e publicidade de todas as épocas, proporcionando aos visitantes uma verdadeira e imperdível viagem ao passado.
Traz ainda uma atração muito especial para a garotada: mini carros fabricados pela JR Réplicas.
Passeie através de um tour organizado cronológico e geográfico, pela vida e obra dos integrantes da maior e mais fantástica banda de todos os tempos. Com mais de 1000 itens, que vão desde material discográfico (como LP's, K-7's, DVD's, CD's, Magazines), revistas, livros, instrumentos, e até mesmo figurinos, entre outros. O visitante terá a oportunidade de entender a importância e o legado da banda na música e no cotidiano do mundo todo.
Pilote um 4x4 especialmente preparado!
Muitas belezas naturais, travessia de rio, cachoeiras, obstáculos e desafios, com paradas para fotografias lhe esperam nesta aventura!
Milka Wolff inaugura uma de suas maiores idealizações: O Museu da Moda - MUM, em Canela, no Rio Grande do Sul. Uma reconstrução estética de 4000 anos do vestuário feminino. Um marco no cenário mundial.
O museu possui um acervo de peças originais, assim como todas as antiguidades. São 3.500 m² de área construída que permite uma viagem no tempo, contando 4000 anos da história do vestuário feminino. As peças foram confeccionadas de acordo com a pesquisa realizada pela empresária e estilista Milka Wolff e pela curadora do Museu, Débora Elman. Tanto a tecelagem, o tingimento, como a costura das peças da exposição, obedecem, rigorosamente ao período que retratam, além dos detalhes e dos aviamentos.
A grande atração de Canela e mais gelada é o Parque Temático Mundo Gelado do Capitão, uma caverna de gelo com temperatura podendo chegar até -25ºC durante o ano todo, fará você se sentir como se estivesse em um iglu no Polo Sul. A caverna tem 140 metros quadrados e 40 metros de extensão. Nesta caverna o Capitão Jack esculpiu várias esculturas em gelo, onde o visitante tem interação total.
Ao entrar no Mundo Gelado do Capitão o visitante receberá um casaco próprio para aguentar o frio da caverna. Vale lembrar que é recomendado estar de calças compridas, sapatos fechados, porque lá o frio é grandee!!
O turista conhecerá inúmeras esculturas em gelo como móveis, cama, sofá e cadeira. Já pensou em tirar um cochilo em uma cama gelada? Réplicas esculpidas em gelo cristal como Cristo Redentor, Torre Eiffel e as Esfinges Egípcias entre outras, também são encontradas dentro do parque.
Ao passear na caverna, a criançada irá enlouquecer com a réplica do animal pré-histórico Mamute, aquele do filme Era do Gelo, ele tem 2 metros de altura. Também encontrarão o Scrat, aquele esquilo que tenta a todo custo comer a sua noz e a simpática Elsa junto com seu fiel amigo Olaff.
Ao final da primeira parte do passeio o visitante encontrará uma loja de souvenirs que poderá comprar lembranças relacionadas ao frio da caverna e produtos da serra gaúcha, e claro, tomar um bom café ou um delicioso chocolate quente para recompor a temperatura, ou permanecer congelado se deliciando com um sorvete exclusivo feito pelo próprio Capitão.
Na segunda parte do passeio, o visitante irá conhecer outra habilidade do Capitão, que é construir réplicas de lendárias embarcações, aviões e blindados, além de um acervo de peças do século passado que encantam pessoas de qualquer idade.
Um lugar mágico para adultos e crianças, onde a imaginação não tem limites! Prepare-se para viver momentos inesquecíveis onde aventura, diversão, surpresa e alegria, vão acompanhar você por todo trajeto desta terra encantada, fantasticamente contagiada por magia e emoção.
O Alpen Park está situado a três quilômetros da Catedral de Pedra em Canela. São 60.000 m² de área verde que proporcionam ao visitante um visual inesquecível.
Tendo seu funcionamento desde 2003 com o equipamento importado da Alemanha, o Alpine Coaster, o parque iniciou seu desenvolvimento. O brinquedo que é âncora, denomina-se Trenó, uma vez que substitui os trenós de neve muito utilizados na Europa. Nele o visitante possui em suas mãos o total controle da velocidade. Atualmente são sessenta toneladas de equipamentos e 37 trenós disponíveis que geram um passeio de aproximadamente cinco minutos ao visitante.
Em 1991 surge o Mundo a Vapor, único no planeta, com réplicas de máquinas a vapor em pleno funcionamento, feitas pelos irmãos Urbani. O acidente de Montparnasse, Paris 1895, constitui a fachada, com a locomotiva desgovernada que atravessa parede e fica pendurada por 12 metros. Dentro o impacto é ainda maior, olaria, siderúrgica, usinas, fábrica de papel, serraria, locomóveis e locomotivas são expostos e explicados em cenários de escala reduzida, que impressionam nos detalhes.
Há trinta anos a Churrascaria Garfo e Bombacha é conhecida pelo seu lindo show flocórico e a deliciosa costela na vala feita com 12 horas de antecedência para que o cliente tenha o melhor do churrasco tradicionalista do sul do País.